Lagoa Vermelha vive clima de Rodeio Internacional, Festa Nacional do Churrasco, Mostra de Fotografias, Doces e Comida Campeira. O evento acontece de 26 a 30 de janeiro de 2011, no Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori. A mobilização do CTG Alexandre Pato, em conjunto com a comunidade é intensa. O Parque deverá receber durante os dias da festa cerca de 70 mil visitantes.
A infraestrutura do Parque de Rodeios começa a receber melhorias, inclusive com pavimentação da principal via de acesso ao acampamento.
Com a aproximação do Rodeio, fatos curiosos começam a ser divulgados sobre a história da festa tradicionalista de Lagoa Vermelha, agora internacional.
Aline Almeida de Souza, 1ª Prenda da 8ª Região Tradicionalista, em recente pesquisa com vistas à Mostra de Arte do ENART - onde apresentaria um trabalho sobre como eram os adereços, as botas e os vestidos que as senhoras usavam antigamente - descobriu fatos curiosos sobre a maior festa de Lagoa Vermelha.
Na pesquisa, Aline recolheu fatos interessantes sobre o CTG Alexandre Pato e sobre o Rodeio de Lagoa Vermelha. Um deles foi de que o 2º Rodeio Crioulo de Lagoa Vermelha foi num local atrás da antiga sede do CTG Alexandre Pato (hoje Planeta Bola), no bairro Floresta. Descobriu também que no 1º Rodeio Crioulo na Reta (BR 285) não havia cancha para a disputa de laço, não havia brete. O gado era largado e o pessoal, às vezes, corria temendo os animais ou então ser atingido pelo laço.
Foi levantado igualmente que o primeiro baile do CTG Alexandre Pato não foi num salão estilo galpão e sim no Clube Comercial. Para esse baile não houve exigência do traje à gaúcha. Teve animação dos Irmãos Bertussi. Foi apurado que a primeira vez que houve exigência quanto traje à gaúcha num baile do CTG Alexandre Pato foi ao tempo em que Eraldo e Ana Catarina L. Pacheco estavam na patronagem do CTG Alexandre Pato.
O Rodeio Internacional de Lagoa Vermelha estará distribuindo R$ 75 mil reais em prêmios, entre eles um carro Okm.
Credito: Marcos Nepomuceno