segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Consumo de carne no rodeio pode ultrapassar 10 toneladas


 Por ocasião da realização da Festa Nacional do Churrasco, Comida e Doce Campeiro e Rodeio Internacional, em Lagoa Vermelha, de 26 a 30 de janeiro, no Parque de Rodeios Ítalo Nunes Mondadori, a comissão organizadora espera o consumo de 10 mil quilos de carne. Somente com a tradicional linguiça campeira, marca registrada da culinária lagoense, existe a previsão de comercialização nos dias do Rodeio de 2 mil quilos. Para isso, haverá também o consumo de 1.500 metros tripa, material utilizado para condicionar a própria linguiça proveniente da carne de gado.

 José Vieira de Carvalho, da patronagem do CTG Alexandre Pato e responsável pela Casa de Carnes, afirma que para atender a demanda no preparo do churrasco na comercialização, foram adquiridos 400 quilos de sal grosso.
 O churrasco a ser comercializado no Rodeio será proveniente de gado adquirido da Fazenda João, do agropecuarista João Orides Nunes, da localidade do Turvo, interior de Lagoa Vermelha.

 A Casa de Carnes, para atender a demanda na Festa Nacional do Churrasco, contará com o apoio de vinte pessoas, onde sua infraestrutura foi ampliada e reformada, contando com sistema de elevador para transporte da carne, bem como açougue que vai funcionar no local.

 Destaca José Vieira de Carvalho que todo o churrasco comercializado será em espeto de madeira, modo utilizado pelos gaúchos.
 Na Casa de Carnes, ainda estarão a venda carne de ovelha e charque, este último utilizado para o tradicional carreteiro e que faz parte da mesa do gaúcho em especial na Festa Nacional do Churrasco.

 A abertura oficial da Festa Nacional do Churrasco e Rodeio Internacional está prevista para ser realizada no dia 29, às 10 horas, com a presença de inúmeras autoridades em  nível de Estado do Rio Grande do Sul.
 A Festa Nacional do Churrasco e Rodeio Internacional é uma iniciativa do CTG Alexandre Pato, com apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

Na foto: José Vieira de Carvalho, responsável pela Casa de Carnes da Festa Nacional do Churrasco
(Foto: Marcos Nepomuceno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário